Fally Ipupa

Fally Ipupa

Fally Ipupa Nsimba, mais conhecido como Fally Ipupa (Kinshasa, 14 de dezembro de 1977), é um cantor, compositor, dançarino, e produtor musical congolês. Novato no canto, em vários grupos menores de rua, Ipupa faz-se notar por Koffi Olomidé que integra com seu grupo Quartier Latin, ao qual Ipupa permaneceu sete anos e participou em seis álbuns e um maxi-single. Em 2006, Ipupa assina em Obouo Music e faz parecer o seu primeiro álbum Droit Chemin, que foi certificado como disco de ouro, um ano mais tarde. Com o primeiro álbum, torna-se o primeiro artista congolês, desde JB Mpiana em 1997, cujo primeiro álbum foi certificado como disco de ouro.

O seu terceiro álbum solo com riddell como produtor “Power Kosa Leka” saiu em 4 de abril de 2013, apesar de mais fracas vendas em relação aos seus álbuns anteriores, este álbum vê nascer dos títulos de sucesso como Ndoki, Bruce, Anissa, Terminator, Sweet Life, Service e o genérico Hustler is Back. Uma semana após a saída do seu terceiro álbum, em 11 de abril de 2013, ele assina um contrato de três álbuns internacionais com a gravadora AZ Capitol, filial da major Universal Music Group.

Já atingido por sucessos internacionais com músicas World como Chaise Electrique com a Olivia, Sexy Dance com Krys e Sweet Life, confirma a sua popularidade com seu single Original saída em 5 de maio de 2014 e atingindo mais de 10 000 000 vistas neste momento. Em 2014, em apenas 8 anos de carreira e 3 álbuns a solo,e em 2020 realizou um concerto em paris no accors hotels arena ex-bercy com mais de 20 000 fãs e foi marcado com uma canção feito a modo freestyle um remix de jaloux de Dadju agora cantado por dois artista o próprio dadju e fally ipupa que rimou na sua língua materna lingala, é classificado pelo Huffington Post como sendo o 6º Artista Africano, o mais rico.