O Presidente da República, João Lourenço, prepara-se para distinguir mais uma leva de personalidades angolanas no quadro das celebrações dos 50 anos da Independência Nacional, destacando nomes incontornáveis da música como os Lambas, Pérola e Yola Semedo.
Dando continuidade ao ciclo de homenagens que marcam o cinquentenário da Independência de Angola, o Chefe de Estado João Lourenço promoverá nos dias 14 e 15 de Agosto, em Luanda, a quinta cerimónia de condecorações. Nesta fase, o foco estará em artistas e instituições que ajudaram a confirmar a identidade cultural e artística do país.
Entre os nomes anunciados destacam-se Os Lambas, conjunto que revolucionou a cena do kuduro nos anos 2000; Pérola, reconhecida pela sua versatilidade e voz poderosa no da música romântica e urbana; e Yola Semedo, uma das vozes mais premiadas da música angolana, e respeitada pelo seu percurso de consistência.
A cerimónia insere-se num movimento mais amplo que já distinguiu outras figuras como Yanick Afroman e Charles Bois Poaty, pelo seu contributo ao hip-hop e à rumba, respectivamente; o veterano “Socorro”, símbolo da música popular angolana; e Matias Damásio, que recebeu a Ordem do Mérito Civil – 1.º Grau, pela sua dedicação e influência artística ao longo dos anos.
As distinções visam não apenas celebrar trajectórias de sucesso, mas também eternizar o papel que estes nomes tiveram na construção de uma Angola culturalmente rica, plural e orgulhosa das suas raízes.