DaBaby é uma figura controversa na comunidade do rap, mas nada se destaca mais do que sua briga com a comunidade LGBTQ+ em 2021. Enquanto se apresentava no Rolling Loud, o rapper lançou um discurso homofóbico no palco. “Se você não apareceu hoje com HIV, AIDS ou qualquer uma dessas doenças sexualmente transmissíveis mortais que farão você morrer em duas a três semanas, então ponha o isqueiro para o alto”, disse ele aos participantes.
“Mulheres, se a sua parte íntima está limpa, ponham o isqueiro para o alto. Caras, se vocês não estão chupando p*u no estacionamento, ponham o isqueiro para o alto”, disse o rapper à multidão. Dias depois, DaBaby pareceu dobrar seus comentários. “Meus fãs gays, eles se cuidam. Eles não são gays nojentos. Veja o que estou dizendo? Eles não são drogados na rua. O que diabos você está falando, mano? Aí eu disse que se você não está chupando p*u no estacionamento, ponham o isqueiro para o alto”.
Embora mais tarde ele tenha pedido desculpas, DaBaby se virou e lançou um videoclipe que incluia um visual que dizia “Minhas desculpas por ser eu da mesma maneira que você quer a liberdade de ser você”.
Profissionais da música apoiaram e se opuseram a DaBaby na época da polêmica. Enquanto nomes como Boosie, T.I. e Nick Cannon defenderam o rapper, ele foi condenado por nomes como Dua Lipa, Demi Lovato, Elton John, QuestLove e Madonna. O artista acabou se desculpando formalmente no Instagram no início de agosto. O rapper foi retirado de vários festivais antes de seu pedido de desculpas.
Agora, quase dois anos depois, DaBaby voltou a falar sobre a controvérsia. Aparecendo no The Shop Uninterrupted, o rapper foi questionado se ele lidaria com a controvérsia de maneira diferente, e o artista disse que sim.
“Foi o que saiu da minha boca e disse ultimamente.. talvez eu lidasse com isso de outro jeito. Pedi desculpas, mas não queria me desculpar porque sou esse tipo de pessoa. Eu vou lutar com unhas e dentes… Meu caráter e minhas intenções – isso é algo que nunca vou deixar você me entender, não sou uma pessoa má. Eu sou inabalável nisso”.