Festival “AngoJazz” almeja posicionar o estilo musical em Angola

A segunda edição do festival nacional Angojazz, que acontece de 09 a 14 de Abril, em Luanda, tenciona promover e destacar o estilo Jazz no mercado nacional, dando abertura aos seus fazedores para que sejam cada vez mais ouvidos e conhecidos pelo público

Nesta edição, o evento, que tem como lema “amanhecer no mundo: educando pela arte”, será realizado em três palcos diferentes, a começar pelo centro Cultural Palácio de Ferro (no dia 09), com Jam Session (sessões de improviso), que levará alguns artistas a tocarem de forma liberal algumas canções, testando suas capacidades de criação e improviso.

O segundo palco será no Instituto Guimarães Rosa (ex-Casa Brasil – Angola), isto de 10 a 12, proporcionando ao público dois dias consecutivos de concerto de Jazz com artistas nacionais e internacionais, acompanhado de exposição de artes plásticas.

Já o terceiro palco, no dia 11, terá lugar no Weza Anfiteatro, na Fundação Arte e Cultura, com um concerto especial que servirá de apresentação de algumas bandas e artistas promissores do estilo.

Para o encerramento, o Festival regressa ao palco do Palácio de Ferro, isto de 13 a 14, para os dois últimos concertos que deverão contar com as actuações de várias bandas de Jazz do mercado nacional, provenientes de diferentes províncias do país.

Segundo o organizador e portavoz do Festival, Dimbo Makiesse, para esta edição, o evento tem por objectivo principal a expansão do estilo, contribuindo, significativamente, para a valorização, promoção e aceitação do Jazz no mercado nacional, bem como na formação artística especializada dos seus fazedores.

“O que nós queremos é expandir cada vez mais o Jazz no nosso país e contribuir na divulgação e expansão da própria indústria do jazz em Angola”, disse o responsável.

Nesta sequência, o festival pretende juntar mais de 25 artistas (entre bandas e músicos individuais) para celebrar o Jazz e contribuir para a sua expansão e firmamento a nível do mercado nacional.

As bandas musicais virão das províncias de Benguela, Huíla, Cabinda, Huambo, Cunene, Cuanza-Norte e Sul, Malange, Uíge e, claro, Luanda, que é a província que acolhe o evento.

Convidados Internacionais

Embora seja um festival voltado à promoção do estilo no mercado nacional, a presente edição do Festival Nacional “AngoJazz” vai contar com a performance de alguns artistas internacionais, com destaques para Sofia Grácio (Portugal), Jean Renan (França), Aisha Casanova (EUA), Amadine Jazz (França), entre outros.

Já do lado nacional, além das diversas bandas convidadas, o espectáculo traz em cartaz alguns nomes já conceituados do mercado jazz angolano, entre os quais Aylasa Tchipilika, Dimuka Gourgel, Kaddesh, Dimbo Makiesse e o respeitado artista e dirigente artístico Jerónimo Belo.

Dimbo Makiesse adiantou ainda que uma das intenções deste festival passa também pela capacitação dos artistas do estilo, fazendo com que estes não apenas dominem a arte, mas que aprendam também a história do Jazz, suas raízes e fusões para que possam criar intercâmbios com artistas de outros países, promovendo a cultura nacional.

Master classe de Jazz

A par dos concertos, o evento contará com sessões de aulas magnas de Jazz e instrumentalização, que serão administradas por artistas conceituados do mercado nacional e de alguns convidados internacionais.

As aulas, de acordo com Dimbo Makiesse, vão decorrer de 10 a 13 de Abril, no período matinal, e serão destinados a um público específico que entenda, goste ou desperte algum interesse pelo jazz e os instrumentos usados na sua execução.

“AngoJazz não tem só o foco de levar os músicos ao palco para actuarem, nós também nos focamos no quesito formação. Achamos que os artistas devem conhecer a história do jazz, as suas raízes, as características e tudo à volta do estilo para permitir que eles possam ter um intercâmbio com artistas internacionais e representar a nossa bandeira da melhor maneira nos palcos internacionais”, frisou.

O evento

O Festival Nacional AngoJazz é um evento promovido anualmente pela banda com o mesmo nome, que tem como mentor o artista Dimbo Makiesse, que se enquadra nas festividades do Dia Mundial do Jazz que se assinala a 30 de Abril.

A primeira edição decorreu de 10 a 15 de Abril do ano passado, no Palácio de Ferro e na Fundação Arte e Cultura, tendo contado com a participação de mais de 65 artistas, entre nacionais e internacionais.

© 2013 Vicente News – Todos os direitos reservados.
ANGOVITECH Platforms (SU) Lda. Luanda, Angola NIF: 5001277014