No meio de Edmazia e Perola, nasceu Ely Renato

A industria da música angolana tem crescido excessivamente à um numero incontavel de artistas musicais novos, dentre elas, destaca-se à cantora e compositora angolana Ely Renato, no meio de várias cantoras conceituadas angolanas.

Ely Renato, de nome completo, Avelina Segunda Kassanga, é portadora de uma voz única e invejável, de 20 anos de Idade, filha de Miguel Renato kassanga e de Maria Ines Bimbi, natural de Lubango, província da Huíla, residente no bairro CDT Cow Boy.

Para Ely, a arte faz parte de sua vida e desde pequena, cresceu a ouvir muita música através de seu pai, o que originou a sua paixão pela música.

“Um vizinho amigo ouviu-me a cantar, gostou da minha voz e convidou-me para visitar o seu estúdio. Lá fui, a esperiência foi boa apesar do calafrio que deu na barriga, porque era a minha primeira vez que enfrentei um microfone num estúdio de gravação.


Gravei a minha primeira música com o título “dessa vez”, que infelizmente não teve saída porque era nova e não sabia que passo dar a seguir, mas também acompanhava alguns trabalhos nas rádios da nossa província (Huila) e redes sociais principalmente músicas americanas.
No final de 2017 participei em um casting na produtora Datzz music, teve uma apreciação positiva, que me permitiu entrar na mesma e aí começou a minha carreira profissionalmente.

Ouvi sobre o casting através de um amigo “Milton” que falou-me que era uma boa oportunidade para mim, não quiz perder a mesma e corri atrás.


No dia do casting estive muito nervosa, mas segui em frente, cantei e eles deram-me alguns conselhos de melhoria da minha voz e disseram para ir em casa e aguardar pela ligação, eu disse dentro de mim: parece eles não gostaram. Passou alguns dias e eles ligaram e disseram que eu passei! Fiquei muito feliz, aquela foi a minha primeira vitória, porque fomos muitas e dentre elas eu era uma das escolhidas…”


Contei para minha mãe ela ficou muito feliz porque ela sempre gostou de me ouvir, ao contrário do meu pai, que sempre disse não, primeiro tem que estudar. Falando do meu pai, só começou a dar o primeiro apoio quando ouviu a minha música “Mon Amour” na rádio, ficou feliz.


Após o ingresso na Datzz, gravei a minha primeira música na produtora intitulada “Bye Bye ” que foi bem recebido pelos colegas da produtora, e as pessoas que ouviam. No mesmo ano subi em palco pela primeira vez no show da Nilda catumbela na Humpata, foi muito bom, surgiu o convite para ser agenciada pelo Valdemar Pedro, ex agente da Nilda Catumbela, aceitei o convite sem olhar atrás, porque já conhecia o trabalho dele.

Logo depois tirei o meu primeiro Maxi single intitulado Mon amour, que foi bem recebido por todos, fiz o meu primeiro vídeo clipe, da música “qual é a tua”, participei no top da banda da Rádio Mais, em 2018 não venci, mais toquei para frente.

Fui para Luanda passei em muitas rádios, em programas com muita audiência, também passei por alguns programas televisivos como “Dá um Cool”, TV palanca, Zap viva programa ta bater e TV zimbo “Made in Angola, Tarde é nossa.


Participei do top da rádio Huila onde alcancei o segundo lugar, participei em 2018 no variante cuncurso nacional de música popupar, com a música “bye bye”, também não venci, mas foi bom participar. Neste momento tenho 4 vídeos clip, mais com maior destaque é o vídeo logo eu, que passou durante um mês nos canais Afro music Chanel e Trace toca.
Um dos palcos que gostei de pisar, foi o miss Huila 2018, miss Universidade 2019, felizmente estive em varios palcos ao longo do país em 2019 por causa da música logo eu, está mesma música tem a participação da cantora Jéssica Ningui, beat produzido por “Rap Shine”, ideia da música, meu agente, composição minha.

Mas antes do lançamento da música o video já estava feito, mas queríamos primeiro lançar a música apenas e depois de duas semanas lançar o vídeo que foi produzito por “É daqui studio”.
Estreamos o vídeo em Portugal à partir da tv online do canal “Mais kizomba”, logo a seguir o vídeo ao Afro Music e Trace Toca.

Graças a Deus a música e o vídeo têm tido boa recepção por parte de todos, senti esse feedback a pouco tempo no show do Rui Orlando e Mona Nicastro na Matala, o povo cantava a música do principio ao fim, foi emocionante, neste momento estou a trabalhar na minha EP que será lançada em Abril de 2020 com alguns vídeos clip, faço composição para muitos cantores locais e não só, vence o moda Lubango na categoria de melhor voz Femenina do ano, à música te encontrei tem vídeo à rolar no trace toca e a concorrer no Made in Angola.”, contou a talentosa cantora angolana na Vicente News.

© 2013 Vicente News – Todos os direitos reservados.
ANGOVITECH Platforms (SU) Lda. Luanda, Angola NIF: 5001277014