Após ter completado 35 anos no passado mês de Março, o rapper angolano Young Double decidiu celebrar de forma simbólica com o lançamento do single “35”, um tema carregado de técnica, introspecção e confiança, no qual convida à comparação directa com os seus pares do rap nacional.
“Chamem o melhor dessa idade / P’ra ver quem é o melhor da cidade”, é desta forma que Young Double inicia “35”, a sua mais recente faixa, onde reafirma o seu estatuto no hip hop angolano e reflecte sobre a sua caminhada artística. O rapper, que completou 35 anos no dia 24 de Março, optou por marcar a data com o lançamento deste single.
Diferente de anos anteriores, em que presenteou os fãs com projectos mais extensos, como o álbum Tudo Para Ontem, em 2023 e o EP Poseidon no ano passado, Young Double decidiu este ano manter a celebração mais directa e incisiva, concentrando toda a energia num só tema.
Produzida por ele próprio em colaboração com Doll On The Beat, também membro da Beautiful Music, “35” chega com um videoclipe assinado por Vado Maker.
Na letra do single, Young Double dispara contra colegas do movimento que, segundo ele, procuram reconhecimento fácil, caem por migalhas ou se prendem ao ego sem conquistar frutos reais com a música: “Rap não te deu casa, não deu carro, só esse ego / Não te enxergas, és o pior tipo de cego”, dispara o artista.
“35” é, acima de tudo, uma auto-afirmação. Um manifesto de maturidade artística, resistência e confiança, onde Young Double prova, uma vez mais, que continua a ser uma das vozes mais relevantes da sua geração no rap nacional.