A Associação Cesária Évora realiza, amanhã, o concerto “Cesária Évora Sodade 2023”, na Praça Dom Luís, para relembrar o contributo que a cantora cabo-verdiana, falecida a 17 de Dezembro de 2011, em São Vicente, deu ao país.
De acordo com a associação, o concerto musical servirá para trazer à memória a Diva dos Pés Descalços, através de um repertório com o qual levou Cabo Verde e a lusofonia aos quatro cantos do mundo e que permanece na memória colectiva.
Abertura do show estará a cargo do Coro Voz d’Alma e Voz Mirim, seguindo da actuação de Fábio Ramos, Diva Barros, Hélio Batalha e Fábia Rebordão.
Conforme a associação, serão disponibilizadas cadeiras para quem quiser assistir ao espectáculo mediante doação prévia de géneros alimentícios na antiga residência da Cesária Évora, ontem, hoje e amanhã, das 15h00 às 18h00.
“O acesso é mediante a doação de um quilo de alimento e no último ano recolhemos 800 quilos de alimentos que foram doados à Loja Social da Câmara Municipal de São Vicente para posterior distribuição às famílias carenciadas”, recordou a mesma fonte.
Cesária Évora nasceu no Mindelo a 27 de Agosto de 1941 e faleceu na mesma cidade a 17 de Dezembro de 2011. Conhecida como “Diva dos Pés Descalços”, ela foi a cantora de maior reconhecimento internacional de toda a história da música tradicional cabo-verdiana.
Apesar de ser bem-sucedida em outros géneros musicais de Cabo Verde, Cesária Évora foi maioritariamente relacionada com a morna, por isso também apelidada de “rainha da morna”.